QUEM SOMOS

Projeto Fotografia Solidária

Desde os primórdios da humanidade, o registro dos fatos tem sido praticado de diversas maneiras e diferentes propósitos. Tintas, esculturas, entalhes e outras maneiras fornecem até hoje, mesmo que passadas varias gerações, informações que ajudam a desvendar, entender e sobretudo tornar imortal aquilo que constitui importância histórica seja para uma sociedade geral, grupos, famílias ou indivíduos.

Com o surgimento da fotografia, tornou-se mais prático e muito mais rico tais registros. É partir dela que nos é desvendado riquezas profundas em todos os seus aspectos. Toda fotografia tem o seu profundo valor. Certamente este valor pode estar diretamente ligado a grandes grupos ou indivíduos.


A fotografia de Kevin Carter, por exemplo, feita durante um período de devastação provocada pela guerra no Sudão, traz uma mensagem poderosa que alcança o mundo todo, e certamente sua mensagem chocante será sempre atemporal. Uma criança a beira da morte sendo observada por uma ave de rapina já a vislumbrando como seu próximo alimento garantido.


Guardadas as proporções e propósitos, não podemos nos esquecer que a fotografia feita da “sra. Desconhecida” tem um profundo valor para seus filhos, netos e assim por diante.

Entendendo esta importância e a capacidade “empoderadora” de tais registros, nós, profissionais da fotografia, temos nos empenhado para cada vez mais promover registros de histórias e acontecimentos de modo cada vez mais sofisticado, criativo e duradouro.

No entanto, quanto mais sofisticado e duradouro se deseja tais registros, maiores são as exigências técnicas, quer seja do profissional que o opera e dos equipamentos que os possibilita a execução da mesma.

Esta soma de competências e recursos gera a necessidade de financiamento. O serviço prestado pelo profissional só pode ser executado graças ao seu empenho em estudos e aquisição de equipamentos adequados.

Mas sempre há espaço para solidariedade. Entendendo o poder da fotografia na vida e histórias das pessoas, não podemos nos acovardar diante da oportunidade de oferecer estes serviços de modo gratuito as famílias e pessoas de pouco poder aquisitivo.

Abrir o coração, nos dará a oportunidade de não deixar que momentos e histórias importantes fiquem vulneráveis ao esquecimento. É pensando em eternizar estas importâncias que nasce o PROJETO FOTOGRAFIA SOLIDÁRIA.